sexta-feira, 3 de junho de 2011

A FLAUTA MUDA

Quando dizem que toda criança tem como característica básica a curiosidade, falta de noção e consequência, essas pessoas não têm noção de como estão certas.
Hoje tenho 31 anos muito bem vivídos, aprontei de quase tudo um pouco, quem aprontou tá aqui! Mas... já tive minha infância e na minha época, infância significava outra coisa. Hoje em dias as crianças crescem dentro de pilotís de prédios, arrodeando a garagem do prédio com bicicleta e patins, jogam bola dentro de uma quadra (dentro do próprio prédio), quando não passam o dia inteiro na frente de um computador ou de um videogame.
Na MINHA infância, a brincadeira de esconde-esconde era diferente... valia se esconder até onde você aguentasse andar!! O pobre que fosse procurar tava perdido porque passava a tarde sozinho procurando a galera que ja tava lá onde judas perdeu as botas... se brincar já estavamos dentro de outra brincadeira de esconde-esconde com outra turma!!
Futebol era assim: dois pares de sandálias formavam as traves e a bola.. ah a bola.. "dente de leite", daquelas que se você chutava com um pouquinho mais de força ela virava um O.V.N.I.!
 Roubar frutas nas casas dos vizinhos era nossa porção diária de adrenalina, minha vizinha Dona Otília tinha um "Pé de carambola" massa!


De vez em quando agente deixava uma torneira ligada só de sacanagem na casa que estivesse com a fruta da época... era pra molhar o terreno e manter a arvore "aguada". Se a dona da fruta oferecesse perdia toda a graça, a fruta é muito mais gostosa quando é roubada, faça o teste qualquer dia desses.




Bom, nessa época, certo dia um tio meu me presenteou com o melhor presente que ganhei na minha infância, um badoque!! Em outras regiões do meu Brasil varoníl também conhecido como: Estilingue, baleadeira, furquilha e etc.
Com esse presente as tardes depois da escola na minha rua ganharam outros ares... claro que no outro dia toda a galerinha tratou de conseguir o seu badoque (estilingue, baleadeira.. lembra??).
Deu-se início a 1 guerra municipal de Jaboatão dos Guararapes - PE.
Cada um tinha a sua base, e nossa munição era a mais violenta e vil que uma criança poderia usar : MAMONA VERDE! 
Era cada que chegasse em casa todo envergalhado, cheio de hematomas e lapeadas em todo o corpo... "Na cabeça não vale" RÁ! Eu não apontava em outro lugar parêa!
Bem, com o tempo a guerra foi esfriando e chegamos em um acordo consensual e fizemos um acordo de paz (Enjoamos daquela guerra interminável mesmo!) porém, não abandonamos os nossos queridos badoques! Eles passaram a ter OUTRA utilidade. Deixo bem claro aqui que hoje, pessoa adulta e esclarecida sou totalmente contra qualquer tipo de agressão a animais, insetos, ou qualquer tipo de ser-vivo, mas naquela época, o que eu gostava mesmo de fazer era dar tiro de badoque em lagartixa (ou largatixa... wherever! eu nunca vou decorar).
Entrava nos terrenos "baldíos" e me danava a catar as lagartixas pelos muros de tijolo e cimento batido, até que um certo dia (porque sempre é "um certo dia" né?) eu andando por um terreno desses avistei no chão uma daquelas bisnagas que as mulheres usam para introduzir pomadas e cremes vaginais... eu me pergunto... pra que eu vi aquilo???
Pois é, se você imaginou nesse momento "Ele pensou que fosse uma flauta" acertou na mosca!
Tá ligado aquelas flautas que você puxa um pauzinho e a medida que você mexe o pauzinho o som da flauta muda? Pois é.. eu jurava que a tal bisnaga era uma dessas flautas!! Soprei mais que o lobo mau derrubando a casa do Prático e não saia um decibel de som! Levei pra casa pra mostrar o meu achado e perguntar a minha mãe porque raios aquela "flauta" não emitia nenhum som... uhum me dei mal! Quando minha mãe viu a bisnaga, correu calada pro banheiro e voltou com uma mão ensopada de alcool e meteu na minha boca!
Levei uma surra pra deixar de ser burro e quando ela me explicou pra que servia a tal flauta, me lembro de ter ficado cuspindo durante semanas!
Fica a dica: quando tiver seu filho não esqueça de logo cedo, mostrar essa maldita bisnaga a ele(a) e diga: Filho(a) isso não é uma flauta!

1 comments:

Anônimo disse...

Filhoo isso nao é uma flauta, gostei do seu post
tava procurando sobre guerras de mamonas ipaa
kkkkkk amanha iremos brincar disso por isso a pesquisa
gostei dos seus relatos de sua infância :))

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger